Fórum sobre Transparência e
Controle Social de Bal. Camboriú faz BLITZ na PREFEITURA e
CÂMARA de VEREADORES e constata que os serviços de acesso a informação não
foram implantados em desobediência a Lei.
No dia 30 de maio, às 14hs, a
coordenação do Fórum Permanente realizou uma BLITZ na Prefeitura de Balneário
Camboriú para protocolar oficio (anexo) solicitando informações sobre o
atual sistema de acesso a informações e divulgação que o órgão público dispõe a
sociedade interessada.
Os representantes do FORUM
acompanhados da imprensa local constataram que a informação fornecida no balcão
de informações é apenas de encaminhamento os diversos setores da administração,
e desconhece a exigência de serviço público de acesso a informação.
No Gabinete do Prefeito, também
não há qualquer serviço de acesso a informação, tão pouco o conhecimento de
qual departamento deve tratar do assunto, sendo que as atendentes sugeriram
questionar a assessoria de imprensa. A assessoria de imprensa por sua vez
encaminhou a comitiva para a ouvidoria da Prefeitura, que recebeu os
integrantes no corredor de seu departamento e relatou que “estão em fase de
adaptação com a nova Lei de transparência de acesso a informações e vai depender
da demanda”, porém seria necessário procurar o secretário de administração.
Após uma hora de dez minutos
de perambular pelos corredores o Secretário informou que já
havia uma sala para oferecer o acesso à informação, porém, indagado para
apresenta-lá se esquivou por duas vezes e a mesma está em local desconhecido.
Relatou que todas as informações requeridas seriam atendidas no prazo
legal de 20 dias através do protocolo geral da prefeitura, esquecendo-se que a
mesma deve ser prestada imediatamente, exceto quando a mesma não estiver
disponível. Desta forma, conclui-se que a Prefeitura não cumpre a Lei de Acesso
a Informação e está despreparada para prestar o serviço na forma prevista na Lei.
Após isso, a equipe do Fórum de
Transparência foi até a Câmara de Vereadores protocolar ofício e analisar
os serviços de informação prestados (como visto nas fotos abaixo). Encontrou no
órgão uma sala montada, com computadores com acesso a internet. Porém não está
implantado o serviço de acesso a informação, estando disponível apenas o
serviço que pode ser acessado em qualquer domicílio.
Questionado sobre qual a
porcentagem que a Câmara gasta com salários dos vereadores para que se possa
votar na enquete sobre o número dos vereadores, a atendente foi procurar o
diretor administrativo, que por sua vez não soube informar, pois o contador não
estava disponível. Sendo assim, é possível constatar que o pessoal ainda não
está adaptado também, tendo muito que aprender e passar ao cidadão interessado
sobre informações públicas e cumprir os dispositivos da Lei.
Estaremos acompanhando todos os
órgãos públicos e seus andamentos nos pedidos de acesso a informações públicas
em prol à cidadania. O presente relato será apresentado a 9ª promotoria da Moralidade
Pública da Comarca.
Da esquerda pra direita: Dr. Anderson Beluzzo, o promotor da 9ª promotoria Dr. Jean Michel Forest, Srs. Luis Gustavo Couto e Dimas Casarin Siqueira do Instituto IDEIA e Sr. Ivo Buzzarello da Associação dos Idosos.
Sra. Marilene Grutka do CMEAR ao lado do Dr. Anderson Beluzzo em reunião.
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