abril 02, 2013

Convite: Reunião da Comissão Jovem Advogado

 Clique na imagem para ampliá-la:
 

28/03/2013 - Atividade da Comissão Meio Ambiente e Urbanismo



Neste dia 28/03, tivemos um encontro do Ciclo de Atividades de Formação de Lideranças Comunitárias e Conselheiros Municipais sobre Gestão Urbana. Amanhã teremos outro encontro e estendemos os convites a todos que quiserem participar.

As fotos podem ser conferidas abaixo.



Resumo do mês: Março


Confira abaixo o que tivemos de mais importante nos nossos veículos de comunicação no mês de Março de 2013:

OAB/BC começa conversas para firmar parcerias com a UNIVALI.

TRF-4 fixa teto salarial para conceder Justiça gratuita.

Adquirimos um novo ar condicionado para a sala da OAB/BC na Vara do Trabalho, visando o maior conforto dos advogados.

Organizamos um evento na Sede em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Advogadas da Comissão Direito do Idoso recebem homenagem por trabalho realizado.



TJSC em Balneário Camboriú passa a disponibilizar serviço de certidões on-line.

Depoimento do conselheiro da 15ª Subseção Dr. Lucas Diego Büttenbender sobre nossa campanha de valorização do trabalho da advocacia.

Prazo para entrega das certidões de URH na Subseção a fim dessas entrarem na negociação do pagamento prorrogado para 05/04.


Tivemos 15 reuniões e eventos de Comissões na Sede da Subseção ao longo do mês de fevereiro, entre elas a Moralidade Pública e a Direito do Trabalho.

Portaria nº 135/2013

Clique na imagem para ampliá-la:

Colégio de Presidentes das Subseções


Governo do Estado decide demolir o Presídio de Balneário Camboriú



Unidade desativada em 2012 dará lugar a um novo complexo de segurança pública.

Dez meses se passaram desde que o Presídio Regional de Balneário Camboriú teve as grades trancadas pela última vez. Desativada por ordem da Justiça, a unidade mantém nas paredes rabiscadas e nas camas de cimento os últimos resquícios dos tempos de superlotação. O prédio foi devolvido à Secretaria de Justiça e Cidadania à Polícia Civil, que era dona do terreno, e terá um novo destino.

As paredes serão derrubadas até o fim do ano para dar espaço a uma nova construção, que abrigará um complexo de segurança com diferentes serviços. Entre os órgãos que deverão funcionar no novo edifício estão o Detran, a Delegacia Regional, o Instituto Geral de Perícias (IGP), a Delegacia da Comarca e a Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A construção faz parte de um pacote do governo do Estado, que inclui R$ 165 milhões em obras e deve ter a licitação anunciada nos próximos meses.

- A nova sede vai agilizar a integração entre os órgãos e possibilitar uma gestão de segurança muito melhor - diz a delegada regional de Balneário Camboriú, Magali Nunes Ignácio.

O espaço que hoje abriga a Delegacia da Mulher, na Marginal Oeste, dará lugar a uma Central de Plantão Policial (CPP) aos moldes da que existe em Itajaí, que concentrará registros de boletins de ocorrência, prisões e apreensões. Já a atual Delegacia da Comarca dará lugar ao estacionamento do novo complexo.

Fechamento

- A decisão do Estado é uma demonstração de que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estava certa, e que aquele lugar não poderia mais abrigar ninguém - diz o presidente da OAB em Balneário Camboriú, Leandro Molin Hannibal.

A entidade foi a responsável pela ação judicial que resultou na desativação do presídio. Feito para abrigar 100 detentos, o prédio costumava ter três vezes a lotação máxima. Por falta de espaço, as celas não eram trancadas e os presos dormiam em colchonetes no pátio, sem abrigo do sol ou da chuva.

Com o fechamento, os internos foram transferidos para outras unidades - a maioria, para o Presídio da Canhanduba, em Itajaí. Em março, o governo do Estado anunciou que cumprirá o compromisso de aumentar as vagas na Canhanduba, assumida com o fechamento da unidade de Balneário. A nova ala, ao custo de R$ 10,5 milhões, terá espaço para 312 detentos.

Por: Dagmara Spautz

Convite: Evento organizado pela Comissão de Direito Previdenciário

Clique na imagem para ampliá-la:

OAB pede regulamentação do casamento homoafetivo em cartórios de SC



Comissão da Diversidade Sexual encaminhou um ofício pedindo o reconhecimento do Tribunal de Justiça.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminhou para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ) um pedido de regulamentação do casamento homoafetivo nos cartórios do Estado. Atualmente, somente algumas comarcas fazem o procedimento como é de reconhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF). A mudança deve igualar o registro para o casamento civil, diminuindo o tempo de espera e o preço para os casais que não são heterossexuais.

Em Santa Catarina, já existem algumas Comarcas que realizam o casamento entre pessoas do mesmo sexo sem na necessidade de processo judicial. Em breve, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina deve apreciar solicitação da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/SC para que seja determinada a regulamentação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

26/03/2013 - Observatório Social de Balneário Camboriú


A Comissão da Moralidade propôs e a diretoria da OAB de Balneário Camboriú aprovou a coordenação da Constituição do observatório Social de Balneário Camboriú. Localize e acompanhe cada passo através do facebook, "Observatório Social Balneário Camboriú" e comunique-se pelo email observatoriosocialbc@gmail.com.

As fotos do evento seguem abaixo.



Convite da Comissão Segurança Pública

Clique na imagem para ampliá-la: