maio 23, 2014

Cursos Telepresenciais: MAIO


Relatório Participação da OAB/BC em Reunião com o TJ/SC



"Na data de 29.04.2014, das 14h às 18h, na Sala de Reuniões do Tribunal Pleno do TJ/SC, a Subseção de Balneário Camboriú esteve representada na Reunião Interinstitucional do Projeto IPE-pg (Implantação do Processo Eletrônico no Primeiro Grau), pelos advogados Drs. Júlio Guimarães e Maurício dos Santos Almeida, qual solenidade também contou com a participação de representantes do Poder Judiciário de Santa Catarina, da Diretoria da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina e da empresa Softplan.
A participação dos advogados representantes desta Subseção teve como desiderato, em suma, a transmissão dos seguintes problemas enfrentados pelos advogados desta Comarca relativos ao Sistema SAJ:
a) impossibilidade acesso ao inteiro teor de documentos (despacho, decisões, certidões etc.) quando da consulta processual;
b) necessidade de disponibilização contemporânea de “certidões de indisponibilidade do Sistema e-Saj”;
c) problemas de comunicação entre o Sistema SAJ 3 e SAJ 5, impedindo que um sistema faça a remessa de informações para o outro, inclusive redistribuição;
d) falta de informações claras e adequadas no portaldo TJSC na internet sobre o protocolo eletrônico de iniciais na Vara de Dto. Bancário, fato que ocasionou a distribuição errônea pelos advogados de processos de competência dessa vara; consequente alegação do Magistrado Dr. Osmar Mohr de que as petições iniciais protocoladas erroneamente seriam indeferidas;
e) ante a falha entre os Sistemas SAJ 3 e SAJ 5, nos processos de execução redistribuídos das varas cíveis (SAJ 3) para a Vara de Dto Bancário (SAJ 5), está ocorrendo equivocada certificação de inexistência de oposição de Embargos à Execução, ainda que adequadamente e tempestivamente protocolados.
A reunião restou deveras produtiva, notadamente pela oportunidade de comunicação direta aos representantes do E. TJSC (GINFO) e aos representantes da Softplan dos problemas ocorridos nesta Comarca de Balneário Camboriú em relação ao Sistema e-SAJ, os quais prometeram agilidade para solução dos problemas destacados.
Também restou proveitosa a reunião ante a participação de advogados representantes de outras subseções deste estado, inclusive representantes da Seccional, que expuseram variadas reclamações e sugestões para aprimoramento do Sistema E-SAJ, especialmente em relação ao peticionamento eletrônico e ao processo digital.
Quase a totalidade das solicitações dos advogados consta do relatório – memória da reunião, enviada por servidor do TJSC aos advogados participantes para aprovação, cuja segue anexa ao presente relatório para conhecimentos de eventuais interessados. 
Por fim, registra-se que a referida reunião restou divulgada no portal eletrônico do TJSC na data de 08.05.2014, conforme cópia anexa."

Balneário Camboríu/SC, 13 de maio de 2014.
Maurício dos Santos Almeida.

       OAB/SC 31.064.

Convite: Reunião da Comissão Meio Ambiente


Convite: Reunião da Comissão Direito do Trabalho



Neste Fim de Semana - 2ª Aula Pós-Graduação de Prática de Dir. Previdenciário

Clique na imagem para conferir mais detalhes: