junho 27, 2013

Senado aprova urgência para projeto que inclui advogados no Simples

O plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (25), requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 105 de 2011, que trata da inserção da advocacia no rol de atividades beneficiadas pelo sistema de tributação do Simples Nacional. O requerimento foi apresentado pelo senador Gim Argelo (PTB-DF) e subscrito pelas principais lideranças partidárias. A matéria, que já passou pelas Comissões de Educação (CE) e de Ciência e Tecnologia (CCT), deverá agora ser incluída na Ordem do Dia para votação.

Após a aprovação do regime de urgência, o senador Wellington Dias (PT-PI), líder do PT no Senado, disse que a proposta é uma reivindicação histórica levada ao Congresso por iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e que sua aprovação será “uma grande conquista para os advogados de todo o Brasil”. A entidade defende a medida como essencial para retirar da informalidade um grande número de advogados e, assim, aumentar a arrecadação oficial.

A OAB, por meio de seu presidente nacional, Marcus Vinicius Furtado, da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo, presidida por Eduardo Pugliesi, e da Comissão Nacional de Legislação, cujo presidente é Francisco Torres Esgaib, trabalha no Congresso Nacional, desde a apresentação do projeto, para garantir a aprovação da matéria. Foram realizadas reuniões com senadores e líderes das diversas bancadas partidárias para tratar da proposta.


27/06/2013 - Entrega de Carteiras



Na manhã desta quinta-feira, tivemos uma Entrega de Carteiras Profissionais. Os novos colegas que foram agraciados na solenidade são:

Alceu Ayrton Barros Junior
Alissa Jardim Pires
Rafael Augusto Poyer

E houve também uma Entrega de Carteira de Estagiário:

Vinicius Pereira

A OAB cumprimenta os novos colegas e se colega à disposição para o que for necessário.

Confira todas as fotos abaixo.


27/06/2013 - Reunião da Diretoria


Na manhã desta quinta-feira, tivemos uma reunião da Diretoria da OAB Balneário Camboriú. Estiveram presentes o Dr. Leandro Molin Hannibal, Dr. Rudinei Luis Baldi, Dra. Jaína Atanásio dos Santos, Dra. Rosemeri Farina, Dr. Julio Marcos Guimarães Silva, Dr. Edmond Georges Haddad Barouki Junior, Dr. Jair Rebelo, Dr. Thiago Miguel Sartori Geraldo.

Mais detalhes do que foi abordado em breve. Confira todas as fotos abaixo.


26/06/2013 - Reunião da Comissão Direito Tributário

Dr. Alecson Luiz de Lima, Dr. Edgar Stuelp Junior, Dra. Fabiana Thiesen Bührer, Dr. Lucas Zenatti e Dra. Neriane Ribas Oliveira


Na manhã desta quarta-feira, tivemos uma reunião da Comissão Direito Tributário. Entre os assuntos abordados, ficou acertado agendar a próxima reunião para o dia 27/07.

Confira todas as fotos abaixo.



25/06/2013 - Reunião com integrantes do Movimento Passe Livre



Na tarde desta terça-feira, reuniram-se no auditório da OAB/BC membros do Movimento Passe Livre BC, a Diretoria da OAB Balneário, advogados da comarca e integrantes da imprensa da região.

Confira todas as fotos abaixo.


Nota de falecimento


A Ordem dos Advogados do Brasil - 15 ª Subseção Balneário Camboriú, comunica com profundo pesar o falecimento de Nelson Viecili, pai da Conselheira da OAB Balneário Camboriú Dra. Mariza Viecili. O corpo foi velado no Hospital de Caridade de Ijuí, em Ijuí, Rio Grande do Sul.

TRT-SC conclui implantação no 2º grau no próximo mês

TRT-SC conclui implantação no 2º grau no próximo mês


No dia 1º de julho o Tribunal Regional Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) conclui a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no 2º grau. A partir desta data, todos os tipos de ações originárias do Tribunal deverão ser interpostas pelo novo sistema, que não deve ficar indisponível.

A mudança vai alterar a rotina, principalmente, dos advogados que precisarem protocolar dissídios coletivos, já que mandados de segurança e habeas corpus estão tramitando pelo PJe desde o final do ano passado.

Agilidade é a principal vantagem
Algumas das vantagens do PJe de 2º grau são a tramitação imediata dos autos entre os gabinetes que compõem a câmara de julgamento e o acesso ao voto do relator, de forma simultânea, por todos os desembargadores do colegiado.

Outra característica é a possibilidade de votar antecipadamente, inclusive com a elaboração de voto divergente ou convergente. A rotina facilita o andamento da sessão e reduz o tempo de sua duração, por intermédio do julgamento em bloco dos processos cujos votos não tenham sido modificados. Os acórdãos podem ser assinados em lote, imediatamente após o fim da sessão.

Implantação gradual
A implantação do PJe no 2º grau aconteceu de forma gradual. Na primeira etapa, que teve início em março do ano passado, apenas a 3ª Câmara ficou responsável pelo andamento de recursos vindos de sentenças proferidas na Vara do Trabalho de Navegantes. Mais tarde, com a implantação do PJe-JT no Foro de Joinville, todas as outras câmaras também passaram a receber os recursos de 1º grau.

A outra etapa aconteceu em novembro, quando o Tribunal Pleno e a Seção Especializada 2 passaram a receber mandados de segurança e habeas corpus originários apenas pelo sistema eletrônico. Agora, com a Seção Especializada 1 também passando a receber apenas pelo PJe, será concluída da implantação no 2º grau.

Como se preparar
O primeiro passo necessário para utilização do PJe-JT é a aquisição de um certificado digital, que permite que se assine documentos eletronicamente. O sistema de verificação acontece em duas etapas: a primeira corresponde à utilização do certificado físico e a segunda à introdução de uma senha pessoal. A utilização do certificado digital é importante porque dá mais segurança, proporcionando uma maior confiabilidade das informações geradas e armazenadas.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que coordena a implantação do PJe-JT em âmbito nacional, mantém um manual do usuário completo, que poderá sanar boa parte das dúvidas dos usuários.

Se elas persistirem, consulte a página do PJe-JT (http://www.trt12.jus.br/pje-jt) e a equipe de orientadores da OAB-SC (orientador4@oab-sc.org.br), ou as centrais de atendimento nacional (0800-606-4434) ou local ((48) 3216-4104 e 3216-4102).




ascom@trt12.jus.br - (48) 3216.4320

CONVITE: CURSO DE PROCESSO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA ESTADUAL

Clique na imagem para ampliá-la:

Reunião da Comissão Acadêmicos de Direito e Ensino Jurídico

Clique na imagem para ampliá-la: