julho 11, 2013

Doações da Feijoada Jovem Advogado


Caros Colegas,
No último domingo (dia 7 de julho) a Comissão Jovem Advogado visitou a “Associação Lar Maternal Bom Pastor” localizada em Camboriú para, além de passar a tarde com as 17 (dezessete) crianças que o Lar atualmente abriga, fazer a entrega dos alimentos e roupas arrecadadas com a Feijoada do Jovem Advogado que se realizou no último mês.

Não fosse a contribuição daqueles que participaram do evento organizado pela Comissão contribuindo com a campanha de arrecadação, tal ato não teria sido concretizado.

É por isso que a Comissão Jovem Advogado, transmitindo não apenas o seu agradecimento, mas também o das crianças que lá estão, vem, através desta, demonstrar sua gratidão pela participação dos colegas e funcionários da OAB que contribuíram para esta ação.

Muito Obrigado!
Comissão Jovem Advogado

Comunicado: Dr. JÚLIO MARCOS GUIMARÃES SILVA assume a Presidência




Ao décimo primeiro dia do mês de julho de 2013, foi passada a Presidência da 15ª Subseção da OAB/SC para o Tesoureiro, Dr. Júlio Marcos Guimarães Silva, o qual responderá pela entidade no período de 11.07.2013 a 18.07.2013.

Dra. Rosemeri passando a Presidência da Subseção ao Dr. Julio

STF estabelece condições de advogado quando preso

Brasília – Advogado preso preventivamente tem o direito de ser recolhido em sala de Estado Maior. Na falta de local adequado, a prisão deve ser cumprida em regime domiciliar. O entendimento foi reforçado na última sexta-feira (24) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Ricardo Lewandowski concedeu liminar em Reclamação ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, informa o site Consultor Jurídico.

O pedido foi assinado pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, pela advogada Fernanda Lara Tórtima, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB do Rio de Janeiro e pelo advogado Pedro Paulo Guerra de Medeiros, conselheiro federal designado para atuar em nome das duas entidades.

O direito de advogados serem presos em sala de Estado Maior antes de condenação penal definitiva é previsto no artigo 7º, inciso V, da Lei 8.906/94, o Estatuto da Advocacia. A regra diz que são direitos do advogado "não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, e, na sua falta, em prisão domiciliar”.

A prerrogativa prevista no Estatuto da Advocacia foi julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal em maio de 2006. Na ocasião, os ministros apenas derrubaram apenas a exigência legal de que a OAB inspecionasse e desse o aval à sala onde o advogado seria recolhido. Mas manteve a regra que prevê prisão em sala de Estado Maior.

A OAB entrou com Reclamação porque o advogado Ruy Ferreira Borba Filho foi preso preventivamente em abril, no Presídio Bangu 8, acusado de denunciação caluniosa contra juízes. As Forças Armadas no Rio de Janeiro e a Corregedoria da Polícia Militar informaram não ter sala de Estado Maior em seus quartéis.

Por isso, a Justiça do Rio de Janeiro decidiu recolher o advogado em cela individual. Segundo a decisão, a cela tem condições dignas que seriam suficientes para cumprir a determinação do Estatuto da Advocacia. Ainda de acordo com informações do Judiciário, na unidade onde está Borba Filho só há advogados e militares.


Na Reclamação, contudo, a OAB sustentou que “nem mesmo a hipótese de cela isolada contempla a previsão legal” que determina que o advogado tenha de ser recolhido em sala de Estado Maior. Os argumentos foram acolhidos pelo ministro Ricardo Lewandowski. Na decisão, o ministro cita precedentes do STF em que se decidiu que sala de Estado Maior é diferente de celas “análogas a salas de Estado Maior”, ainda que individuais, pois a primeira não prevê sequer grades.

Fonte: Conselho Federal da OAB

11/07/2013 - Reunião da Diretoria


Na manhã desta quinta-feira, tivemos uma Reunião da Diretoria. Estiveram presentes: Dr. Leandro Molin Hannibal, Dr. Rudinei Luis Baldi, Dra. Jaína Atanásio dos Santos, Dra. Rosemeri Farina, Dra. Júlio Marcos Guimarães Silva, Dra. Reti Jane Popelier, Dr. Guilherme João Sombrio, Jean Michel Matte, Dra. Georgina Albuquerque Garcia, Dr. Edmond Georges Haddad Barouki Junior.

Clique na imagem para ampliá-la:


10/07/2013 - Visita do Dr. Tullo Cavallazzi a OAB Balneário Camboriú


Na noite desta quarta-feira, o Dr. Tullo Cavallazzi Filho, presidente da OAB/SC, visitou a OAB Balneário Camboriú para conversar com a advocacia local.

O encontro, que contou com participação de diversos advogados de Balneário Camboriú, serviu para resumir e comentar estes primeiros 6 meses de trabalho da Gestão 2013/2015 da OAB Santa Catarina. Assuntos do interesse de nossa comarca também foram abordados, no que foi uma noite de conversas elucidativas acerca dos rumos da advocacia em nosso estado.

Confira todas as fotos abaixo.


10/07/2013 - Reunião da Comissão Direitos Humanos


Na tarde desta quarta-feira, a Comissão de Direitos Humanos se reuniu no auditório da OAB Balneário Camboriú. Esta comissão recentemente criou uma ouvidoria para auxiliar a sociedade civil de Balneário Camboriú e quem quiser informar violações dos direitos humanos pode fazê-lo clicando aqui.