maio 24, 2013

24/05/2013 - Reunião da Comissão Direito do Consumidor


A reunião da Comissão de Direito do Consumidor, realizada hoje pela manhã, contou com a presença da Diretora do PROCON de Balneário Camboriú, Sra. Ornella Cristine Amaya.



24/05/2013 - Reunião da Comissão Jovem Advogado




Na manhã desta sexta-feira, tivemos na Sede da OAB/BC uma reunião da Comissão Jovem Advogado. Você pode conferir o que é abordado nessas reuniões clicando aqui.

Confira todas as fotos abaixo.


23/05/2013 - Bate-papo com o Dr. Marcelo Trevizan


A Comissão Jovem Advogado da 15ª Subseção da OAB/SC organizou um bate-papo com o Dr. Marcelo Trevizan, juiz da vara cível da comarca de Piçarras.

As fotos do evento realizado na noite desta quinta-feira podem ser conferidas abaixo.


Cresce a polêmica sobre divergências de assinaturas em petições eletrônicas



A 4ª Câmara de Direito Comercial do TJ, em apelação cível sob relatoria do desembargador substituto Altamiro de Oliveira, refluiu a posição anteriormente adotada para admitir recurso formulado por meio de peticionamento eletrônico, em que se registra divergência entre a identidade do titular da assinatura digital e os ditos subscritores da peça. Nestas circunstâncias, tanto o TJ quanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em posição majoritária, declaravam “inexistente” a petição eletrônica para não conhecer do recurso.

No entender do desembargador Altamiro, contudo, não há como subsistir referida posição. “Estamos perante novas práticas – advindas da informatização –, que clamam por revisão dos paradigmas e conceitos”, explica o magistrado. Ele lembra que a petição virtual não passa de um documento digital que, assinado eletronicamente, tem garantida sua origem e autenticidade. "Para fins processuais, é irrelevante que nos termos do documento conste indicação de nome de outros advogados, ou mesmo que inexista indicação, pois se reputará firmado por quem assinou digitalmente”, conclui.

O relator acrescenta que o próprio STJ, ainda que de forma gradual, começa a alterar a posição divulgada no Informativo n. 507, conforme recente julgamento de embargos de declaração sob relatoria do ministro Herman Benjamin. "Reputo regular a representação processual da parte, porquanto à subscritora digital da petição de apelo foram conferidos poderes para patrocinar a causa, conforme possível apurar de termo de substabelecimento que repousa nos autos”, finalizou Altamiro. A decisão foi unânime (Ap. Cív. n. 2012.076340-8).

Inscrições para a vaga de Desembargador pelo Quinto Constitucional

Clique na imagem para ampliá-la:

Curso da ESA: 27 e 28 de Maio - VAGAS ESGOTADAS




Informamos que o curso "Processo Eletrônico na Justiça Estadual - SAJ e SAJ-5", a ser realizado na Sede da 15ª Subseção da OAB/SC Balneário Camboriú nos dias 27 e 28 de maio, está com vagas esgotadas. Temos uma lista de espera para agendar uma outra data para realizar o curso novamente. Quem tiver interesse, pode deixar seu nome através do e-mail balneario@oab-sc.org.br ou pelo telefone (47) 3366-2060.