fevereiro 25, 2013

REUNIÃO DA COMISSÃO JOVEM ADVOGADO




Na última sexta-feira (dia 22/02) foi realizada a segunda reunião do ano da Comissão Jovem Advogado já sob a nova diretoria – Gestão 2013/2015.

Entre os assuntos que foram discutidos, está o calendário para o ano de 2013, que vem traçando eventos em prol dos jovens advogados de nossa Subseção, como a “Feijoada do Jovem Advogado”, “workshops”, palestras e bate-papos a serem realizados no decorrer do ano, sempre com finalidade de fomentar a capacitação e dar suporte aos Advogados.

Além deste assunto, foi discutida a participação da OAB no Conselho Municipal da Juventude que contará com dois membros da Comissão como Conselheiros no COMJUV, assim, os Jovens Advogados terão a oportunidade de participar e decidir rumos da política da nossa cidade.

Também foi falado sobre o Núcleo de Apoio criado pela Diretoria da OAB-BC que tem a finalidade de dar suporte técnico nas mais diversas áreas do Direito ao Jovem Advogado. Como contrapartida, a Comissão do Jovem Advogado também apoiará a Comissão de Peticionamento Eletrônico e Processo Virtual ajudando a solucionar os principais problemas encontrados pelos advogados durante seus peticionamentos.

A Comissão do Jovem Advogado está de portas abetas e se reúne quinzenalmente na sede da Subseção da OAB de Balneário Camboriú e tem como seu principal objetivo dar apoio aos profissionais em início de carreira. Sua próxima reunião está agendada para o dia 08 de março às 11h.

OAB/SC estende descontos a todos os jovens advogados



Uma das primeiras providências tomadas este ano pela OAB/SC foi estender os descontos na anuidade a todos os profissionais com até cinco anos de registro, incondicionalmente. Os descontos são regressivos: 50% no primeiro ano de inscrição, 40% no segundo ano e decrescendo até 10% no quinto ano. Outra novidade é a garantia do desconto de 20% para pagamentos até o dia 15.

Antes, o desconto regressivo era vinculado a um sistema de pontuação, que condicionava o benefício a quem participasse de atividades promovidas pela Ordem. A extinção desse sistema beneficiou principalmente os advogados do interior do Estado, segundo o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SC, Pedro Paulo Faria de Carvalho Braga. “Muitas subseções não promoviam projetos suficientes, como palestras e outras atividades, para obtenção da pontuação. Era comum vermos jovens profissionais perderem o benefício”, explica.

“Nossa bandeira é entregar ao jovem advogado o desconto incondicional, minimizando a dificuldade financeira do início da carreira e, em contrapartida, em parceria com outros braços da OAB/SC, como Escola Superior de Advocacia e CAASC, levarmos a todas as subseções projetos que tragam conhecimento jurídico e capacitação aos advogados em início de carreira”, observa o presidente da Comissão. Um dos projetos já definidos vai pleitear a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para jovens advogados em seus municípios de atuação.