junho 28, 2013

Ofício Circular 003/2013-ESA e Portaria ESA 002/2013‏

Clique nas imagens para ampliá-las:



28/06/2013 - Reunião da Comissão Direito do Consumidor

Dr. Alecson Luiz de Lima e Dra. Queila Jaqueline Nunes Martins

Na manhã desta sexta-feira, tivemos uma reunião da Comissão Direito do Consumidor. Entre os assuntos abordados, ficou acertado agendar o próximo encontro da Comissão para o dia 19/07, às 9h.


Comunicado: Dr. JAÍNA ATANÁSIO DOS SANTOS assume a Presidência




Ao vigésimo sétimo dia do mês de junho de 2013, foi passada a Presidência da 15ª Subseção da OAB/SC para a Secretária-geral, Dra. Jaína Atanásio dos Santos, a qual responderá pela entidade no período de 27.06.2013 a 04.07.2013.

27/06/2013 - Reunião da Comissão Direito de Família


Na tarde desta quinta-feira, tivemos uma reunião da Comissão Direito de Família. Essas reuniões ocorrem periodicamente na sede da OAB/BC e todos os colegas que quiserem acompanhar estão convidados.

Entre os assuntos abordados, ficou decidido realizar uma reunião em conjunto com a Comissão Direito da Criança e do Adolescente, nesta quinta-feira, dia 04/07.


27/06/2013 - Reunião da Comissão Segurança Pública

Dr. Juliano Viana Maia, Dr. Daniel Moreno Ferreira da Silva, Dr. Shames Andre Pietro de Oliveira

Na tarde desta quinta-feira, tivemos uma reunião da Comissão de Segurança Pública. As reuniões dessa Comissão ocorrem semanalmente, todas as quintas-feiras, às 17h, na Sede da 15ª Subseção.


Vitória: Advogados públicos municipais de SC têm reconhecido direito a honorários de sucumbência

Advogados públicos municipais têm direito aos honorários de sucumbência. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (26/6) pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em consulta realizada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e apoiada pela OAB/SC. O presidente da entidade, Tullo Cavallazzi Filho, fez sustentação oral em plenário.

Pela decisão do Pleno, unânime, os municípios estão autorizados a montar os fundos que deverão tratar da destinação dos honorários advocatícios aos advogados públicos, observado o teto constitucional. Os conselheiros também revogaram decisões anteriores contrárias a este posicionamento.

A notícia foi comemorada. “Trata-se de uma grande vitória da Advocacia”, disse o presidente da Comissão da Advocacia Pública Municipal da OAB, Jefferson Santana, que acompanhou desde o início o processo e esteve com o presidente da OAB/SC no julgamento desta quarta-feira. “A mobilização da OAB foi determinante para a decisão”, comentou Cavallazzi, destacando a participação da Fecam e da procuradora do município de Joinville, Simone Taschek.

Segundo o presidente da OAB/SC, não há distinção entre advogados públicos e privados, já que ambos devem estar inscritos junto à OAB, portanto sujeitos aos direitos e deveres determinados pelo Estatuto da Advocacia. "Os honorários de sucumbência pertencem exclusivamente ao advogado. Agora a justiça será restabelecida”, disse. A matéria foi relatada pelo Conselheiro Júlio Garcia.