abril 11, 2013

Nota sobre honorários



HONORÁRIOS DE DEFENSOR NOMEADO JUDICIALMENTE


Em notícia veicula no site do TJSC, tivemos conhecimento de orientação para que os Magistrados ao nomearem defensores durante a transição do sistema (Defensoria Dativa/Defensoria Pública) devem fixar os honorários com base no Anexo Único da Lei Estadual n.155/97.

A nosso ver, o STF julgou inconstitucional a Lei Estadual n.155/97, e portanto tal regra também atingiu o seu anexo, não podendo ser utilizada de tal tabela para a fixação de honorários aos profissionais que aceitarem o encargo de atuarem como defensores nomeados.

Não é justo ao advogado nomeado continuar recebendo seus honorários de modo tão irrisório como era o praticado pelo sistema de Defensoria Dativa.

Segundo nosso entendimento a nomeação e fixação de honorários deve ocorrer com base no parágrafo 1º do artigo 22 da Lei Federal n.8906/94, que assim diz:

“Art. 22. (...) § 1º O advogado, quando indicado para patrocinar causa de juridicamente necessitado, no caso de impossibilidade da Defensoria Pública no local da prestação de serviço, tem direito aos honorários fixados pelo juiz, segundo tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB, e pagos pelo Estado”.

A Tabela de Honorários Básica da OAB/SC é aquele disponibilizada no site da Seccional http://www.oab-sc.org.br/informacoes_uteis/tabela_honorarios.jsp por isso, indicamos aos colegas que aceitarem o encargo de nomeação para pugnarem pela aplicação da única Tabela de Honorários da OAB, que é aquela disponível no site acima descrito.

Nos próximos dias 11 e 12 de abril de 2013, levaremos o assunto ao Colégio de Presidente das Subseções que ocorrerá na Sede da Seccional Catarinense da OAB, assim como ao conhecimento do nosso Presidente Seccional para providencias.


Cordialmente, 

LEANDRO MOLIN HANNIBAL
Presidente da 15ª Subseção da OAB/SC



Texto divulgado no site do TJSC sobre o assunto.
A Seção Criminal do Tribunal de Justiça, sob a presidência do desembargador Torres Marques, elaborou sugestões aos magistrados atuantes nas Varas Criminais quanto à forma de nomeação e remuneração de advogados neste período de implementação da Defensoria Dativa. O trabalho, apresentado durante sua última sessão, no dia 27 de março, levou em consideração o decurso do prazo estipulado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade n. 3892 e 4270 para extinção da Defensoria Dativa neste Estado.
Entre as sugestões apresentadas, adotou-se o estudo realizado pelo desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, no sentido de que, diante do dever de prestar assistência judiciária aos necessitados e do direito à justa remuneração, dentre outros fatores, apresenta-se pertinente a nomeação de advogado para atuar como defensor dativo, com fixação de verba honorária de forma equitativa, nos termos do artigo 20, §4º, do Código de Processo Civil, com aplicação autorizada pelo artigo 3º do Código de Processo Penal. Referido estudo também sugere a conversão em pecúnia do número de URHs previsto no Anexo Único da Lei Complementar Estadual n. 155/97 para aferição do quantum de remuneração, atribuindo-se, assim, liquidez ao título executivo judicial. Para conhecer o estudo em sua íntegra, clique aqui.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Reunião da Comissão Processo Virtual e Peticionamento Eletrônico

Clique na imagem para ampliá-la:

Sessão solene marca os 80 anos da OAB/SC nesta quinta-feira


Os 80 anos da Seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil serão lembrados nesta quinta-feira (11) em Sessão Solene promovida pela Assembleia Legislativa e proposta pelo deputado Marcos Vieira. O evento ocorrerá no Plenário Osni Régis, a partir das 19 horas, com apresentação do Coral da OAB/SC e marcará também os 65 anos da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC). Durante a sessão, será lançado o Selo personalizado dos Correios, com símbolos e pontos turísticos de diversas regiões do Estado.

Fundada em 1933, a OAB/SC nasceu três anos após a criação do Conselho Federal, originado do Instituto dos Advogados Brasileiros. Seu primeiro presidente foi Nereu Ramos. Hoje, conta com 43 subseções pelo Estado, mais a Seccional em Florianópolis, e congrega 35 mil advogados. Na Sessão Solene, serão homenageados os ex-presidentes Aluizio Blasi, Amauri João Ferreira, Evilásio Nery Caon (in memoriam) e Fernando Carioni, o professor e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), João Leonel Machado Pereira, o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, que viabilizou a construção da sede própria da entidade, a ex-presidente da CAASC, Solange Donner Pirajá Martins, o Centro de Ciências Jurídicas da UFSC e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

“É uma honra assumir a entidade num momento tão especial e com os imensos desafios que temos pela frente. Já começamos a mudança ao abrir as portas da Ordem para todos os advogados. Agora, vamos retomar nosso papel de protagonistas, participando e contribuindo para melhorar a vida em sociedade”, diz o presidente Tullo Cavallazzi Filho.

Para o vice-presidente da instituição, Marcus Antônio Luiz da Silva, a OAB/SC deve ser parceira da sociedade civil e estar à frente dos acontecimentos e das demandas coletivas. “A OAB/SC ultrapassa o interesse estritamente corporativo. A questão da solução da defensoria dativa é um desses temas cruciais, pois sem advogado as pessoas não têm acesso à justiça”, observa.

Diretor-tesoureiro da entidade, cargo que já ocupou em anos anteriores, Luiz Mário Bratti relembra fatos históricos que tiveram a participação da OAB/SC. “A Ordem defendeu pessoas que foram perseguidas pela ditadura militar, participou do movimento pelas eleições diretas para presidente, pediu o impeachment do ex-presidente Collor e fez o mesmo em Santa Catarina com um governador”, disse. “Só isso já bastaria para demonstrar a importância da entidade, mas ao promover a Justiça no dia a dia de sua profissão, os advogados e a OAB prestam um serviço inestimável aos brasileiros”.

Para a advogada Ana Cristina Blasi, Secretária-Geral da OAB/SC, a instituição se consolidou pela atuação firme para garantir uma sociedade mais justa. “Trabalharemos para que nos próximos 80 anos a entidade impulsione, debata e patrocine causas importantes para Santa Catarina, garantindo a defesa da liberdade, dos direitos humanos e da cidadania, de forma a contribuir para alcançarmos uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, como estampa o preâmbulo da Constituição Federal”.

A Secretária-Geral Adjunta, Sandra Krieger, diz que é preciso olhar para o futuro e preparar a instituição para os desafios dos novos tempos, “dos novos direitos, da inovação tecnológica, da transformação da sociedade”. Segundo ela, esse movimento só não pode afastar a OAB/SC de sua missão de defesa da cidadania, da ordem democrática e da sociedade catarinense.

Um dos homenageados da sessão solene, o advogado Aluizio Blasi assumiu a presidência da Ordem em 1977 e relata um fato histórico. “Minha grande preocupação era dotar as subseções de sede própria. Instalei ainda a oitava Subseção, em Criciúma, que teve a presença do então presidente do Conselho Federal, Raymundo Faoro. Pela primeira vez, um presidente do Conselho Federal participava da inauguração de uma Subseção no Brasil”, conta Blasi.

O ex-presidente Amauri João Ferreira foi quem iniciou a construção da atual sede da OAB/SC, obra concluída na gestão seguinte, do desembargador Fernando Carioni, em 1995. Um dos artífices do movimento de oposição dos últimos anos, que culminou com a eleição de Tullo Cavallazzi Filho à presidência, Amauri diz que “a OAB/SC precisa olhar para o passado e resgatar sua história”.

Na CAASC, braço assistencial da OAB/SC, e que completa em 2013 seus 65 anos de fundação, ampliação de serviços e transparência são palavras-chave. “Vamos propor novos programas e criar o portal da transparência”, anuncia o presidente Paulo Marcondes Brincas.

SERVIÇO

O QUE: Sessão Solene 80 Anos da OAB/SC

Onde: Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Plenário Osni Régis)

Quando: Quinta-feira, 11 de abril de 2013

Horário: 19h

11/04/2013 - Reunião da Diretoria


Reunião da Diretoria - 11/04/2013


Aos onze de abril do ano de dois mil e treze, as nove horas e doze minutos, reuniu-se ordinariamente a Diretoria da OAB da subseção de Balneário Camboriú para tratar de assuntos diversos:

INFORMES: da tesouraria. Síntese da Pauta de discussões da reunião do Conselho dos Notáveis. OAB vai participar da discussão sobre o Plano Diretor e 5º Congresso das Cidades. A Comissão Jovem Advogado tem se encontrado quinzenalmente e está organizando uma “Feijoada” para o dia 01/06/2013; neste dia será concluída a Campanha do Agasalho a ser iniciada no dia 06/05/2013, data da homenagem ao advogado Rafael Peron. A Comissão Diversidade tem se munido de informações a respeito do caso de agressão a um Jovem em Casa Noturna de Balneário Camboriú a fim de se posicionar na medida em que o ocorrido represente interesse da coletividade.

EM DISCUSSÃO: Questionada a legalidade da utilização do Brasão Armas da República nos documentos da OAB. Discutida a forma de arbitramento de honorários dos defensores proposta pelo TJ/SC com base no Anexo da Lei Estadual n. 155/97 – por unanimidade entendeu-se que se o STF julgou inconstitucional a Lei 155/97, o anexo à Lei segue a mesma sorte; entende-se que a nomeação e fixação de honorários deve se dar na forma do art. 22 da Lei Federal 8.906/94. O posicionamento dos advogados e advogadas da subseção de Balneário Camboriú sobre a PEC 37 que defini a competência para a investigação criminal pelas polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal – será  convocada uma Assembleia para debater a questão. Plano de Saúde para os funcionários da OAB.
DOAÇÃO: doação de livros pelo advogado Dr. Moacir Schlup.

NOTÍCIA: Dra. Reti Jane Popelier informou que foi admitido o Recurso Especial do processo em que é parte a Casa da Criança e outros. Ressaltou a necessidade de melhor enfrentamento dos direitos afetos à criança e ao adolescente, sobremaneira os casos que envolvem adoção, e que a falta de uma Política Pública tem levado à separação de mães/pais e filhos. Conclamou a uma mudança de visão a respeito do tema de tal forma que a adoção seja adotada nos casos extremos, como já previsto em lei.



10/04/2013 - Atividade da Comissão Meio Ambiente e Urbanismo



4ª Etapa do ciclo de atividades do projeto "OAB Sustenta Habilidade" foi prestigiado pelo eminente urbanista Enio Faqueti - Presidente do Comitê Camboriú, que proferiu palestra e debateu sobre a governança sobre ´água em nossa Bacia Hidrográfica, que apontou as diretrizes para que o Plano de Bacia esteja contemplado pelos Planos diretores dos municípios que abrange o Comitê.

O Doutor Ricardo Stanziola Vieira, vice presidente da Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da OAB/BC concluiu o evento com análise sobre os Comitês de Bacias no Brasil e a Governança Ambiental sobre os recursos hídricos.


As fotos podem ser conferidas abaixo.