abril 23, 2013

Comissão Direito do Consumidor

Clique na imagem para ampliá-la:

Evento organizado pela Comissão de Direito Previdenciário

Clique na imagem para ampliá-la:

22/04/2013 - Reunião da Comissão Direito do Trabalho


Ontem tivemos, no auditório da 15ª Subseção, uma reunião da Comissão Direito do Trabalho. O próximo encontro está previsto para o dia 20/05 e todos os colegas que quiserem participar estão convidados.


IV Congresso Brasileiro de Estudo Tributários

Clique na imagem para ampliá-la:

CNJ determina que TJ acate nomes indicados pela OAB para concurso


O CNJ concedeu liminar nesta data (22 de abril de 2013), em pedido de providências movido pela OAB/SC, para “determinar ao TJSC a imediata substituição dos nomes dos advogados que compõem a Comissão do Concurso”.

Em sua decisão, o Conselheiro Jefferson Kravchychyn, afirma que “a OAB/SC indicou seus representantes no dia 14 de janeiro de 2013, enquanto que o Edital 003/2013 foi publicado apenas no dia 4 de fevereiro de 2013, ou seja, a indicação foi anterior à publicação do certame, não havendo, portanto, motivo para que o TJSC não procedesse a troca dos nomes na composição da Comissão do Concurso, pois o edital sequer havia sido publicado”.

O Conselheiro afirmou ainda que “A Constituição Federal reconheceu a advocacia como função essencial à Justiça, pois o advogado é defensor do Estado Democrático de Direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social. Esse escopo de atribuições só pode ser cumprido mediante a garantia das prerrogativas profissionais.”, e citou precedentes do Supremo Tribunal Federal para fundamentar sua decisão.

Dessa forma, o CNJ concluiu que a Constituição garantiu a participação da OAB nos concursos da magistratura, e que tal prerrogativa não foi respeitada na decisão administrativa do TJSC, do dia 17 de abril de 2013, nos exatos termos do requerimento realizado pela OAB/SC. O TJSC tem 48 horas para efetuar a substituição dos nomeados.