setembro 11, 2013

É AMANHÃ: Palestra com a Diretora do Foro da Justiça do Trabalho de Balneário Camboriú

Clique na imagem para ampliá-la:

Site disponibiliza material para coleta de assinaturas em apoio à proposta de Reforma Política

O site www.eleicoeslimpas.org.br disponibiliza para download o formulário para coleta de assinaturas em apoio à proposta de Reforma Política apoiada pela OAB e que será lançada nesta quinta-feira (8) em Florianópolis pelo presidente nacional da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. Para ser protocolado no Congresso Nacional, o projeto precisa de 1,5 milhão de assinaturas. O lançamento ocorrerá na OAB/SC, durante abertura do Ciclo de Debates sobre Direito Eleitoral e Reforma Política, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, do TRE/SC.

Entre os principais pontos da proposta de Reforma Política está a proibição das doações de empresas a candidatos. Hoje, 98% do dinheiro das campanhas são provenientes de grandes empresas. Isso cria desigualdade entre as candidaturas. O projeto ainda criminaliza, com pena de prisão de até cinco anos, o chamado “Caixa 2” nas campanhas eleitorais. Além do candidato, responderão pelo crime o comitê financeiro e o doador ilegal.

Outra proposta defendida pela OAB é que as eleições proporcionais ocorram em dois turnos. No primeiro turno, o eleitor vota no partido; no segundo turno, no candidato. Segundo levantamento, dos atuais 513 deputados federais, apenas 35 tiveram votos suficientes para se eleger sem ajuda de votos concedidos a outros parlamentares.

Entre outras mudanças, a proposta prevê mandatos pertencentes aos partidos; campanhas eleitorais financiadas por doações de pessoas físicas (limite de R$ 700 por eleitor) e com recursos públicos do Fundo Democrático de Campanhas; criminalização do “Caixa 2”; e a divulgação pela internet, em tempo real, de toda a movimentação financeira realizada pelos partidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

10/09/2013 - Bate papo da Comissão Jovem Advogado


Na noite dessa terça-feira, a Comissão Jovem Advogado organizou um bate papo com o Dr. Célio César Sauer Júnior com o tema Administração de Escritório.

Esta comissão frequentemente organiza eventos e encontros para os advogados e advogadas de Balneário Camboriú. Nós manteremos os colegas informados sobre as próximas datas.

Confira todas as fotos abaixo.


OAB/SC cria Comitê de Mobilização para a Reforma Política

Com o objetivo principal de coletar as assinaturas necessárias em apoio ao projeto Eleições Limpas, a OAB/SC criou o Comitê de Mobilização para a Reforma Política. O projeto apoiado pela entidade apresenta uma série de mudanças no sistema eleitoral brasileiro, para dar maior equilíbrio e transparência ao processo de escolha de membros do Executivo e Legislativo. Para ser apresentado ao Congresso Nacional como projeto de iniciativa popular, precisa de 1,6 milhão de assinaturas (1% do eleitorado).

O Comitê é formado pelos advogados José Sérgio Cristóvam (Conselheiro Estadual e integrante das Comissões de Direito Constitucional e de Moralidade Pública), João José Martins (Conselheiro Estadual) e Nelson Zunino Neto (integrante da Comissão de Direito Eleitoral).

“O objetivo é estabelecermos um grande diálogo com a sociedade civil organizada do Estado, transpondo os limites da própria OAB/SC e dos advogados. Convidaremos instituições educacionais (cursos superiores), comerciais (associações comerciais) e empresariais, além de movimentos sociais e instituições religiosas, para construirmos um grande pacto em favor da reforma política em Santa Catarina”, explica Cristóvam. Todas as 43 Subseções da OAB/SC serão também mobilizadas. Em ato público na última semana em Brasília, mais de 100 entidades assinaram manifesto em favor da proposta.

Entre os principais pontos da proposta, estão: proibição das doações de empresas a campanhas eleitorais; eleições proporcionais em dois turnos (no primeiro turno, o eleitor vota numa lista de candidatos do partido e, no segundo turno, no candidato); mandato pertencente ao partido; e criminalização do “caixa 2”. A íntegra da proposta está no site https://eleicoeslimpas.org.br/assine, que também disponibiliza material para coleta de assinaturas.


Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC