abril 26, 2010

Boletim OABPrev


Participante, fique atento ao seu fundo: aumenta a longevidade, mudam as contribuições
Viver bem, e por muito tempo, é o lema da maioria das pessoas. Os avanços da medicina, a prática de atividades esportivas, a preocupação com hábitos alimentares e o crescimento da renda proporcionaram o aumento da expectativa de vida. Mas, qual a influência disso nos planos de previdência? A principal consequência do aumento da longevidade para as pessoas que possuem plano de previdência complementar administrado por um fundo de pensão, por exemplo, é o aumento do valor ou do tempo de contribuição para que possam garantir, diante de uma sobrevida maior, o mesmo padrão de renda. Já está em vigor a determinação do CGPC (Conselho de Gestão de Previdência Complementar), na qual todos os fundos de pensão devem adotar a tábua atuarial AT-83 como a mínima em suas avaliações atuariais.

Na prática, o que isso significa?
As pessoas que possuem um plano de previdência com a tábua atuarial AT-49, aos 65 anos de idade, tinham uma expectativa de viver em média até os 80 anos de idade. Com o uso da AT-83, essa pessoa passa a ter uma expectativa de três anos e meio a mais. E, neste caso, como o montante financeiro do plano de previdência é o mesmo, a renda que será recebida ao longo do tempo será menor, pois essa reserva acumulada será dividida em 18,5 anos, sendo que pela tábua antiga, a reserva seria dividida por 15 anos". Por isso, na opinião de especialistas, é recomendável adiar um pouco a aposentadoria ou aumentar a contribuição. Assim, a pessoa consegue formar uma reserva maior para equilibrar essa diferença de três anos e meio a mais de recebimento de renda. Se a pessoa tem 30 anos e a previsão de aposentadoria é aos 65 anos, pela AT-83, para ter uma renda mensal equivalente à renda da tábua atuarial AT-49, ela precisará aumentar o valor das contribuições em mais de 10%.
Afinal, o que é tábua atuarial?
As tábuas atuariais são tabelas que mostram as probabilidades de sobrevivência e morte de uma população. Por isso, essa tabela é utilizada para calcular os benefícios de renda nos planos de previdência. Nos planos de previdência tanto abertos quanto fechados, os modelos mais utilizados são o AT- 49, AT-83 e AT-2000. Assim, de acordo com a AT-49, os homens que chegam aos 60 anos de idade têm uma sobrevida de 18,5 anos. Se a tabela utilizada for a AT-83, os homens que chegam aos 60 anos de idade passam a ter uma sobrevida de 22,6 anos. A partir deste ano, todos os planos de previdência administrados por entidades fechadas terão de passar a utilizar a AT-83, como tábua mínima.
Você pode agendar a visita de um consultor pelos fones (48) 3222-7440 e 3222-7450 e reavaliar o seu fundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário