setembro 11, 2013

Site disponibiliza material para coleta de assinaturas em apoio à proposta de Reforma Política

O site www.eleicoeslimpas.org.br disponibiliza para download o formulário para coleta de assinaturas em apoio à proposta de Reforma Política apoiada pela OAB e que será lançada nesta quinta-feira (8) em Florianópolis pelo presidente nacional da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. Para ser protocolado no Congresso Nacional, o projeto precisa de 1,5 milhão de assinaturas. O lançamento ocorrerá na OAB/SC, durante abertura do Ciclo de Debates sobre Direito Eleitoral e Reforma Política, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, do TRE/SC.

Entre os principais pontos da proposta de Reforma Política está a proibição das doações de empresas a candidatos. Hoje, 98% do dinheiro das campanhas são provenientes de grandes empresas. Isso cria desigualdade entre as candidaturas. O projeto ainda criminaliza, com pena de prisão de até cinco anos, o chamado “Caixa 2” nas campanhas eleitorais. Além do candidato, responderão pelo crime o comitê financeiro e o doador ilegal.

Outra proposta defendida pela OAB é que as eleições proporcionais ocorram em dois turnos. No primeiro turno, o eleitor vota no partido; no segundo turno, no candidato. Segundo levantamento, dos atuais 513 deputados federais, apenas 35 tiveram votos suficientes para se eleger sem ajuda de votos concedidos a outros parlamentares.

Entre outras mudanças, a proposta prevê mandatos pertencentes aos partidos; campanhas eleitorais financiadas por doações de pessoas físicas (limite de R$ 700 por eleitor) e com recursos públicos do Fundo Democrático de Campanhas; criminalização do “Caixa 2”; e a divulgação pela internet, em tempo real, de toda a movimentação financeira realizada pelos partidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário