março 31, 2015

Visita de vereadora


Vereadora Marisa Zanoni Fernandes visita a OAB para apresentar a prestação de contas do seu trabalho junto a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

março 30, 2015

30/03/2015 - Reunião da Diretoria e Entrega de Carteiras


Na manhã desta segunda-feira, a Diretoria da OAB Balneário Camboriú se reuniu no auditório da Subseção. Encerrado o encontro, fora realizada uma solenidade de Entrega de Carteiras Profissionais.

A OAB/BC felicita a todos os novos advogados e advogadas e se coloca à disposição para o que se fizer necessário.

Confira abaixo todas as fotos.

março 26, 2015

Convite: Entrega de Carteiras

Na próxima segunda-feira (30) teremos uma solenidade de ENTREGA DE CARTEIRAS PROFISSIONAIS na OAB Balneário Camboriú. Estão convocados para receber suas credenciais:

ESTAGIÁRIOS:
ALEXANDRE SCHWARZ
RAFAEL GUGLIELMETTO DELBUONI

ADVOGADOS:
ALESSANDRA REGINA GRUCHOVSKI VERISSIMO
ALEXANDRE VELAME MIRANDA DA SILVA
ANA PAULA KONJUNSKI
ANDRÉ DA SILVA
ANDREIA ELIS SILVEIRA BORGES
CARLOS FELIPE ASSIS ROBERTS
CECILIA GEIER
CHRISTIAN EISING OENNING
CLOVIS PEGORARI
DANIEL DOS SANTOS  JUSTINO
JACKSON LUIZ
JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA LEITE
LARISSA SILVEIRA
LUCIANA RANGEL
LUCAS GESSNER DE SOUZA
LUMA DOS SANTOS CAMPOS
MARCO ANTÔNIO BUSNARDO MILDEMBERG
PÂMELA NEUWIRTH
REGINA APARECIDA GUIMARÃES AMORIN DE OLIVEIRA
RENAN CANELLAS DE VARGAS
SAMUEL SIQUEIRA SANTANA RODRIGUES
SILVIA REGINA SANTOS
SÔNIA MARCIA BORTH

VIVIANE ESPINDOLA CEROLI

O evento será realizado às 11h, na Sede da OAB/BC (Rua 916, nº 612).

março 25, 2015

VAGAS ESGOTADAS - PALESTRA DA ESA

Clique na imagem para ampliá-la:

Cadastro no PROJUDI

Aos advogados de Santa Catarina que porventura precisem peticionar no PROJUDI (processo eletrônico) do TJPR, segue aqui formulário para ser preenchido.

Preenchido e assinado, o mesmo deverá ser enviado digitalizado, juntamente com uma cópia da carteira da OAB, para a OAB/PR no seguinte e-mail: projudi@oabpr.org.br


A OAB/PR providenciará o encaminhamento junto ao TJPR, o qual, após conferência dos dados, encaminhará um e-mail com cadastro e senha de acesso.

Novo telefone na Sala do Fórum

Clique na imagem para ampliá-la:

Colegas advogados: por muito tempo nós vínhamos tentando melhorar nossa velocidade de conexão em nossa internet, para melhor suprir a demanda dos advogados que frequentam as nossas salas. Contudo, não tivemos sucesso com a nossa então provedora desse serviço.

Esse anos, fizemos a troca para uma outra empresa e tentamos fazer a portabilidade para manter nossos contatos habituais, mas não obtivemos sucesso nessa tentativa na sala do Fórum. Por isso, o telefone mudou, mas nossa internet também mudou e para muito melhor. Antes tínhamos um pacote com 1 MB e agora aumentamos para 10 MB.

Essa mudança também está acontecendo em nossas outras salas. Por isso, quaisquer incômodos nesse período de mudança logo serão sanados ao fim de provirmos uma melhor condição de trabalho para os advogados e advogadas que vierem até nossas salas.

março 23, 2015

Convite: Noite de Autógrafos




No dia 24/03/2015, a partir das 19h, a advogada Cynthia Macedo estará na confeitaria Momento Perfeito no piso térreo do shopping Atlântico de Balneário Camboriú para uma noite de autógrafos da revista NOVA deste mês, para a qual concedeu entrevista, bem como divulgação de seu blog “Esclerose Múltipla para Leigos”.

Contamos com a presença dos demais colegas advogados.

Novidades para Agosto

Através dos Conselheiros da OAB/SC que representam a Subseção de Balneário Camboriú, conseguimos agendar uma sessão do conselho estadual e colégio de delegado da CAASC para o mês de agosto em Balneário Camboriú. Cerca de 200 profissionais da advocacia de todo estado são esperados nos eventos que fazem parte das nossas celebrações pelo Mês do Advogado.


Em breve divulgaremos mais detalhes.

OAB/SC quer ação de inconstitucionalidade de artigo do ECA que permite adoção sem assistência de advogado

O Conselho Seccional da OAB/SC decidiu, por unanimidade, aprovar relatório da Conselheira Rosane Maçaneiro, baseado em estudos da Comissão da Criança e do Adolescente, e recomendar ao Conselho Federal que interponha Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) do artigo 166 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O artigo 166 admite a adoção de criança ou adolescente por família substituta, sem assistência de advogado, nos casos em que os responsáveis aderirem expressamente ao pedido, se os pais forem falecidos ou se os pais forem destituídos do poder familiar. Nessas situações, basta petição formulada diretamente em cartório e assinada pelos próprios requerentes.

Segundo a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, a advogada Retijane Popelier, o artigo é inconstitucional. “As crianças estão sendo tiradas de mães pobres, que estão sozinhas e abandonadas. Essa situação ocorre nas periferias, porque faltam políticas públicas para proteger os direitos da criança. O advogado é alguém que pode equilibrar os direitos em jogo”, argumenta. “Não somos contra a adoção, mas a sociedade tem que garantir a permanência do bebê com sua mãe natural. A adoção tem que ser a exceção e não a regra”, disse Retijane.

Para o Conselheiro Orlando Silva Neto, a adoção é uma questão social, mas também uma questão jurídica, por isso todos têm que conhecer os seus direitos. “Em primeiro lugar estão sempre os menores. Mas o abismo entre as condições da mãe que entrega seu filho e a mãe que se dispõe a adotar é imenso”, disse.

“Existe uma desproporção entre a situação da mãe biológica, geralmente pobre e negra, e a mãe adotante, o que coloca a mãe biológica numa posição absolutamente desfavorável “, concordou Retijane, que acrescentou: “O governo não tem políticas públicas para manter a criança com sua família biológica, normalmente carente, e o judiciário, que tem que dar respostas rápidas, acaba utilizando a adoção como solução.".
  

Fonte: Assessoria de Comunicação da OAB/SC

23/03/2015 - Reunião da Diretoria


Na manhã desta segunda-feira (23), a Diretoria da OAB Balneário Camboriú se reuniu no auditório da Subseção. Estiveram presentes, além dos diretores, os Drs.: Marcelo Azevedo, Lorena Boing dos Santos, Rogério Luís Pankratz, Clair Isolani Pereira, Juliano Mandelli Moreira, Reti Jane Popelier, Shames Pietro de Oliveira, Georgina Albuquerque Garcia e Maria Cecília Sada de Amorim.

Hoje começa mais um curso sobre o Novo CPC aqui na Sede da OAB/BC. Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Aproveite que nos próximos 4 dias nós teremos aula sobre questões relativas ao novo Código.

Confira abaixo as fotos de hoje.

NOTA DE FALECIMENTO


A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Balneário Camboriú, comunica com profundo pesar o falecimento da Sra. Rosalinde Brandt, mãe do advogado e professor do EMA Dr. Nelcy Brandt.

O velório ocorre no parque dos crisântemos.

março 18, 2015

Visita do Dr. Tullo à OAB/BC




Na manhã desta quarta-feira (18), o Presidente da OAB/SC, Dr. Tullo Cavallazzi Filho, esteve visitando a Subseção de Balneário Camboriú. Dr. Tullo veio a fim de conversar com os presentes sobre questões institucionais, atividades da OAB e outros assuntos do interesse da advocacia.

Repassado para o Presidente as dificuldades encontradas em Balneário Camboriú, como por exemplo, represamento de processos na distribuição do Fórum, que não consegue dar a atenção necessária a juntada das petições e protocolos; falta de certificação de prazo quando da juntada de AR e Mandado em processo digital, não tendo corretamente o prazo para a defesa/contestação; dificuldades e atraso nos trabalhos dos cartórios para digitalizar processos físicos no cumprimento de carta precatória em outra comarca; computadores nas salas de audiências para os advogados acompanharem os processos eletrônicos; entre outras questões.

Estiveram presentes Diretores da OAB Balneário Camboriú, Conselheiros Notáveis, Conselheiros Estaduais e Conselheiros do TED. Foi o primeiro encontro do Presidente estadual com esta Subseção em 2015, depois de diversas visitas em 2014. O intuito dessas reuniões além de estreitar os laços, tentar unificar as ações em prol dos advogados catarinenses.

Convite: CURSO SOBRE O NOVO CPC

Clique na imagem para ampliá-la:

NOTA DE FALECIMENTO


A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Balneário Camboriú, comunica com profundo pesar o falecimento da Sra. Maria Angélica Simões de Miranda, mãe da Conselheira do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC, Dra. Letícia Simões de Miranda.

O corpo será velado na Capela Mortuária em Brusque (Rua Pastor Sandrescky, nº 48 - Centro), às 22h e às 13h de amanhã (19) será o sepultamento.

março 17, 2015

Convênios para associados CAASC

Clique nas imagens para ampliá-las:




Certificados de aprovação no Exame da Ordem


Já estão conosco há algum tempo os certificados de aprovação no XV Exame da Ordem. Se o seu está aqui em Balneário Camboriú, você só vai precisar do seu RG para fazer a retirada.

Quer dar a entrada na carteira de advogado? No site da OAB/SC tem a relação de todos os documentos que você vai precisar, com link para o formulário e modelos de declarações pedidos. A taxa da inscrição pode ser retirada aqui e tem custo de 7,65 URH (R$ 529,38).

Dúvidas? Venha até a nossa Sede (Rua 916, nº 612) ou ligue para nós pelo (47) 3366-2060. Começar na vida da advocacia pode parecer assustador primeiro, mas estamos aqui para apoiá-los da melhor forma que pudermos.

Conselheiro Notável Dr. VALDEMIR TANNENHAUES disponibiliza cálculo para advogados


O Conselheiro Notável Dr. Valdemir Tannenhaues, depois de aprovado pelo Conselho de Notáveis no dia 03/03, passou a disponibilizar uma planilha de cálculo para processos em fase de liquidação de sentença contra a Brasil Telecom, sobre as questões envolvendo o pagamento de complemento de ações e consectários legais.




"Conforme decidido por unanimidade na reunião do conselho de notáveis da subseção da OAB de Balneário Camboriú, realizada aos 03 de março de 2015, fica disponível a planilha de cálculo no Excel desenvolvida e cedida pelo setor de custas da CGJ/SC e um tutorial por mim desenvolvido para auxiliar os nobres colegas advogados e advogadas a promover o cumprimento de sentença das ações promovidas contra a Brasil Telecom S.A., nas quais foram deferidas as complementação de ações e consectários legais. Segundo foi decidido na reunião, referido programa e tutorial será disponibilizado no endereço eletrônico da subseção de Balneário Camboriú, bem como será disponibilizado para as demais subseções do estado de Santa Catarina e para a seccional da OAB/SC. Se algum colega advogado tiver alguma sugestão para acrescentar ou modificar o tutorial poderia entrar em contato com a subseção e esta enviar para mim."
Valdemir Tannenhaues. Conselheiro Notável. OAB/SC  4.764

Nossos agradecimentos ao Conselho de Notáveis através do nosso conselheiro Dr. Valdemir Tannenhaues, que compartilha de importante ferramenta para ajudar na labuta diária da nossa profissão.

Cordialmente,

Leandro Molin Hannibal - Presidente da OAB/SC Balneário Camboriú

CONFIRA ABAIXO OS DOCUMENTOS:
Tutorial
Apostila dos Contadores Judiciais do Estado de Santa Catarina

Dúvidas? Favor entrar em contato com a Subseção (balneario@oab-sc.org.br) e repassaremos ao Conselheiro Notável, ressalvadas divergências que estão sendo noticiadas por advogados que fizeram seus cálculos e obtiveram outro resultado.

março 16, 2015

Convite: Lançamento da Central Rosa



16/03/2015 - Reunião da Diretoria



Na manhã desta segunda-feira (16), a Diretoria da OAB Balneário Camboriú se reuniu no auditório da Subseção. Estiveram presentes, além dos diretores, os Drs.: Juliano Mandelli Moreira, Rogério Luís Pankratz, Marcelo Azevedo, Reti Jane Popelier, Lorena Boing dos Santos, Clair Isolani Salomé Pereira, Joyce Lima Krischke e Georgina Maria Albuquerque Garcia.

Não deixe de conferir nosso calendário de Cursos Telepresenciais de Março, que retornam hoje com a aula "Procedimentos Especiais e o Novo CPC".

Confira as fotos do encontro abaixo.

E não perca: PRIMEIRA PALESTRA DA ESA EM 2015

Clique na imagem para ampliá-la:

Hoje tem: Cursos Telepresenciais de Março

Clique na imagem para ampliá-la:

março 11, 2015

Portaria nº 345/2014 - OAB/SC

Clique na imagem para conferir a portaria na íntegra.

10/03/2015 - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Na noite desta terça-feira (10), a CAASC/BC e OAB/BC realizaram um jantar homenageando o Dia Internacional da Mulher, data prestigiada anualmente pela Subseção. A grande homenageada da noite foi a Dra. Joyce Lima Krischke que recebeu, em nome de todas as mulheres de Balneário Camboriú, um buquê de flores e um cartão pela sua dedicação em prol da advocacia e da luta por direitos iguais a todas as mulheres.

Na ocasião, Dra. Joyce recitou um poema de sua autoria:

A mulher de hoje é figura central
Mas, continua no lar com seu ideal!
No trabalho lado a lado com o homem,
Nos escritórios... nas tarefas que a consomem.

Na família segue Anjo Tutelar
Dando-nos amor para todos encantar
Dizem que Deus a mulher do homem criou
Depois... o homem na mulher se formou.

Hoje, a mulher busca novos caminhos
Novas profissões... doando carinhos
Sem esquecer suas tarefas do lar
Decidia à família amparar.

Sim, Mulher de Hoje: abnegação
Enfrenta mazelas com o coração.
Mulheres de Hoje- realidade:
São a força motriz da sociedade!

Agradecemos a todas as pessoas que estiveram conosco nessa homenagem e novamente nos colocamos disponíveis para o que se fizer necessário. Afinal, todo dia é dia da mulher!

Confira todas as fotos abaixo.

março 10, 2015

OAB Balneário Camboriú em defesa da República e da Democracia

Em discussão na reunião de Diretoria da OAB/BC as questões envolvendo as denúncias de corrupção nos diversos poderes da República e esferas da Federação. A OAB/BC se filia ao entendimento do Nosso Presidente Seccional, Dr. Tullo Cavallazzi Filho, que assim sintetizou o seu pensamento: “Vivemos agora mais um momento delicadíssimo no país. Uma crise política, causada por denúncias gravíssimas de atos de corrupção e subtração do dinheiro público. Denúncias de crimes perpetrados contra a sociedade, que exigem de nós, dirigentes de OAB, uma posição firme. O povo brasileiro exige uma profunda apuração dos casos de corrupção, punição rigorosa aos culpados e uma postura transparente das autoridades. Liderar essa luta é dever que se impõe à OAB. Não será a primeira vez, e não nos furtaremos”.

Conforme informado por nossos Conselheiros Estaduais, o Conselho Estadual do OAB/SC aprovou o pedido de criação de uma comissão da OAB para estudo dos processos e apuração de eventuais crimes de responsabilidade.

O momento também é de reflexão para todos nós, membros da sociedade, para que analisemos se as nossas condutas são pautadas por preceitos éticos que afastam a prática dos famosos "jeitinhos" que levam à atitude combatida.

OAB Balneário Camboriú em repúdio à corrupção!


Diretoria da OAB Balneário Camboriú

março 09, 2015

09/03/2015 - Reunião da Diretoria


Na manhã desta segunda-feira (09), a Diretoria da OAB Balneário Camboriú se reuniu no auditório da Subseção. Estiveram presentes, além dos diretores, os Drs.: Juliano Mandelli Moreira, Lorena Boing dos Santos, Georgina Maria Albuquerque Garcia, Cássio Roberto Farias, Lucas Diego Büttenbender, Clair Isolani Pereira e Reti Jane Popelier.

Confira abaixo todas as fotos.

março 05, 2015

Após pedido da OAB, STJ muda entendimento sobre assistência gratuita

Brasília – O Superior Tribunal de Justiça reconheceu que não há necessidade de renovação do pedido de assistência judiciária gratuita a cada interposição de recurso, mesmo nas instâncias superiores. A OAB havia manifestado contrariedade  com o entendimento que vinha sendo aplicado desde o fim de 2013, que implicava em negativa de prestação jurisdicional para milhões de brasileiros necessitados que litigam sob o abrigo da assistência judiciária gratuita. Após aprovação de moção por parte do Conselho Pleno, a  Ordem enviou ofício aos ministros pedindo revisão do entendimento.
“É com alívio que recebemos a notícia de que os ministros do STJ reviram o posicionamento da Corte e voltaram à jurisprudência que sempre guiou seus trabalhos. Tanto a Lei nº 1060/1950, que regulamenta a assistência gratuita, quanto o próprio Regimento Interno do STJ preconizam que, uma vez concedida a assistência judiciária, ela se estende a todos os atos do processo até o trânsito em julgado. Desta forma, a decisão anterior feria o disposto nas leis”, afirma o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.
No presente julgamento da Corte Especial, o ministro Raul Araújo, relator de agravo em embargos de divergência que discutiram a questão, reconheceu que a exigência de renovação do pedido de assistência é uma afronta ao princípio da legalidade. Araújo escreveu em seu voto que, se as normas que tratam do tema não fazem exigência específica, expressa, mas, ao contrário, dispensam a providência, é vedado ao intérprete impor consequências graves contra o direito de recorrer da parte.
Segundo o procurador nacional de prerrogativas da OAB, José Luis Wagner, “a posição que vinha sendo adotada causava grande prejuízo a um sem número de cidadãos pobres”. “São brasileiros que dependem do benefício concedido para litigar judicialmente e que somente alcançarão a apreciação de suas demandas se não tiverem de depender de valores financeiros para tanto”, afirmou.
Conforme o magistrado, a legislação garante que a gratuidade possa ser requerida a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição, no processo de conhecimento ou, extraordinariamente, na própria execução. “Não há momento processual específico para autor, réu ou interveniente requererem o benefício”, constatou Raul Araújo. Uma vez deferida, a assistência gratuita não terá eficácia retroativa e somente deixará de surtir efeitos naquele processo quando expressamente revogada, sendo desnecessária a constante renovação do pedido a cada instância e para a prática de cada ato processual.  
OFÍCIO
Em dezembro de 2014, a Ordem enviou ofício a todos os ministros do STJ expressando a preocupação da advocacia brasileira com a mudança de entendimento da Corte quanto à exigência de renovação do pedido de assistência judiciária gratuita na interposição de recursos.
No documento, o presidente nacional da OAB e o procurador nacional de prerrogativas afirmam que o entendimento trazia graves prejuízos à categoria dos advogados, “na medida em que coloca em dúvida a capacidade técnica do profissional, que, atuando em conformidade com o ordenamento jurídico vigente, é surpreendido com a deserção dos recursos interpostos”. Os advogados também ficariam sujeitos a possíveis ações de reparação civil, em razão da aparente negligência.
A OAB também apresentou no ofício as leis que guiam a questão da assistência judiciária gratuita e que não preveem sua renovação na fase recursal. “A exigência de renovação de pedido de AJG em sede recursal desconsidera o artigo 5º, XXXV, da Constituição Federal, que prevê a garantia constitucional do acesso à justiça, uma vez que acaba por impedir que a parte que efetivamente faz jus ao benefício da gratuidade tenha acesso às instâncias superiores”, afirma. “Essa nova exigência acaba por privar o demandante de que seu recurso seja apreciado, o que resulta em afronta ao contraditório, ampla defesa e devido processo legal.”
O ofício enviado pela Ordem veio após apoio unânime do Conselho Pleno, que votou por divulgação de nota. O texto dizia: “A advocacia brasileira clama aos ministros que integram o Tribunal da Cidadania que revejam imediatamente este posicionamento, restabelecendo o entendimento jurisprudencial anterior”.
A OAB ingressou ainda como assistente em julgamento no STJ na qual a agravante também teria tido seu processo deserto após não renovar o pedido de assistência jurídica gratuita. No pedido para ingresso, a Ordem realizou um memorial apresentando as razões por que a exigência contrariava o princípio constitucional do devido processo legal. Leia o documento.
PARECER
O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) também solicitou parecer dos advogados Arruda Alvim, Thereza Alvim e Eduardo Arruda Alvim acerca do tema. Os juristas foram claros ao dizer que não há amparo legal na exigência de renovação de pedido de assistência jurídica gratuita na fase recursal de instância superior. Do ponto de vista do direito tributário, tendo em vista que os preparos podem ser entendidos como taxas, “não é dado se exigir requisitos não prescritos na lei para a concessão de sua isenção, sob pena de violação da estrita legalidade em questão tributária, aplicável também às normas de cunho isentivo”, opinaram. Também haveria violação da Constituição, de Lei Federal e do Regimento Interno do STJ. Leia o parecer.

Problemas resolvidos: RECOMEÇAM AMANHÃ OS TELEPRESENCIAIS

Clique na imagem para ampliá-la:

05/03/2015 - Reunião Jovem Advogado


Na manhã desta quinta-feira (05), a Comissão Jovem Advogado se reuniu no auditório da Subseção. Recentemente, a Comissão realizou um bate papo com o Delegado da DIC de Balneário Camboriú, Osnei Oliveira, para discutir questões relacionadas a prerrogativas profissionais e à atuação de quem ingressa na advocacia.

Essa Comissão é uma das mais atuantes da OAB/BC, reunindo-se regularmente em nosso auditório. Fique atento que em breve divulgaremos as próximas datas.

Confira abaixo as fotos do encontro.

março 04, 2015

AVISO: PROBLEMAS TÉCNICOS NOS CURSOS TELEPRESENCIAIS

Clique na imagem para ampliá-la:

03/03/2015 - Reunião do Conselho de Notáveis


Reunião do CONSELHO DE NOTÁVEIS realizada no dia 03/03/2015, com início as 19h.

A sessão dos Conselheiros Notáveis desta terça feira contou com a presença do Presidente da Subseção Dr. Leandro Molin Hannibal e do Conselheiro Estadual Juliano Mandeli Moreira. 
O Presidente da Subseção, o Conselheiro Estadual e a Presidente do Conselho de Notáveis agradeceram a dedicação que os membros vêm dispensando à Ordem dos Advogados e disseram da importância que o Conselho representa para a classe e a sociedade civil.
Dr. Valdemir Tannenhaues comunicou a resposta ao ofício enviado ao Tribunal de Justiça, via Diretoria, a respeito do programa para a elaboração de cálculos judiciais nas liquidações de sentença. A Corregedoria disponibilizou o programa e Dr. Valdemir  preparou sugestões para que os advogados possam elaborar os cálculos desenvolvidos pelo setor de custas da CIG/SC, o qual será divulgado pelos meios disponíveis.
Na ocasião, os conselheiros avaliaram de forma positiva os trabalhos realizados em 2014 e teceram metas a serem alcançadas em 2015.

março 02, 2015

Ofício da OAB/SC sobre a greve dos caminhoneiros


02/03/2015 - Reunião da Diretoria


Na manhã desta segunda-feira (02), a Diretoria da OAB Balneário Camboriú se reuniu no auditório da Subseção. Estiveram presentes, além dos diretores, os Drs.: Rogério Luís Pankratz e Joyce Lima Krischke.

Começando hoje, as reuniões da diretoria da OAB/BC em 2015 serão sempre segunda-feira, na parte da manhã. Os advogados que tenham interesse de participar estão convidados para tomar um café com os diretores e participar dos trabalhos da OAB.

Confira abaixo todas as fotos.